Slowblog – no daily news – não tem novidades diárias – slow everythinG


Na veia



O gazpacho é uma sopa fria muito popular na Espanha. Quando eu morava em Madrid, no verão, comia todo santo dia. Fiquei viciada na sensação de sentir a sopa ir, sem escalas, da boca para as veias, levando vitamina pura, fresca e cheia de ar. Com isso andei por toda a espanha atrás das infinitas variações. É tão simples que cada casa tem a sua. Os melhores estão na Andaluzia, pois eles se preocupam em preparar acompanhamentos e servir com um charme especial. Em uma sopeira de porcelana o tom alaranjado da sopa, e em volta uma serie de potinhos cada qual com sua cor e textura para acompanhar o prato principal.
Após muitos testes encontrei a minha fórmula que hoje sigo a risca toda semana.

Os ingredientes são um pimentão vermelho, um pepino, cinco tomates maduros, meia cebola, um pedaço de pão, azeite, sal, pimenta do reino e muito pouca água.
A preparação tem dois momentos. Primeiro bata o pimentão, pepino, tomate e a cebola no liquidificador, todos picados, limpos e com o mínimo de água. Coe até sobrar só as fibras maiores (elas são de dificil digestão, eu já testei). Reserve.
No liquidificador vazio, coloque o pão amolecido em água, bastante azeite, sal e pimenta do reino. Bata e junte aos poucos a parte reservada. Observe a coloração do pão se tornando de um laranja vivo e suave. O tom lindo da sopa é o meu guia para saber se o sabor está perfeito, se ela estiver vermelho escuro, provavelmnete estará rala, com pouco pão e azeite. Deixe coberto na geladeira até a hora de comer. No dia seguinte continua deliciosa e cheia de propriedades.
Para acompanhar, cozinhe alguns ovos, separe a clara da gema, pique bem pequeno. Pique também, bem pequeno um potinho de pimentão, um de tomate, um de pepino, um de cebola e um de croutons (feitos por vc com o mesmo pão da sopa, no forno enquanto preparava o resto). Sirva na sopeira mais linda que tiver com os potinhos em volta.