Slowblog – no daily news – não tem novidades diárias – slow everythinG


Encontros Procure o descanso após o salto: performance por Angie Keefer


Angie Keefer é escritora, artista, editora, engenheira amadora e, ocasionalmente, bibliotecária. Como prelúdio do encontro Práticas da auto-representação por meio da publicação, que acontece dia 23, a artista, junto a um mágico, apresenta uma performance baseada no relato abaixo:

“Neste verão passei uma semana dirigindo de Nova York para o Alabama para visitar o lugar de nascimento de Helen Keller, cuja biografia tenho pesquisado para um filme sobre ‘falar através de outros’. No caminho meu carro quebrou. Tive que passar uma noite em Harrisonburg, Virginia, esperando a oficina mecânica abrir na manhã seguinte. Este incidente em si é de pouca importância, assim como o fato de que, no dia seguinte, enquanto os mecânicos estavam instalando novas velas de ignição, caminhei até um centro comercial onde pedi um café em uma pequena cafeteria. Me sentei do lado de fora com meu café, numa mesa embaixo de um toldo, à frente de um estacionamento comum, quase deserto. Um carro passou lentamente. Depois de alguns minutos, a lentidão me irritou. Porque ficar ali por tanto tempo, gastando gasolina? Além disso, aquilo era estranho. Porque não estacionar e sair do carro ou simplesmente ir embora? Reparei que a placa do carro era GR8 TRIX, e pude ver através do vidro traseiro um adesivo transparente colado por cima da luz de freio que dizia ‘Got Magic?’, como o famoso slogan ‘Got Milk?’. Havia um homem dentro do carro. Ele usava óculos escuros. Desconfiei que ele era um mágico. Presumi que encontrar um mágico em um estacionamento de uma pequena e mundana cidade na Virgínia era algum tipo de sinal, então andei até o carro e bati na janela. Depois de um momento de hesitação, ele abaixou o vidro alguns centímetros. Eu perguntei ‘Você é mágico?, baixando um pouco mais o vidro ele respondeu ‘Prefiro o termo i-lu-si-o-nis-ta.’ Ele mexeu a boca de uma maneira exagerada e pronunciou a palavra vagarosamente, como se quisesse sugerir algo além do óbvio. Conversamos durante cerca de meia hora sobre o seu trabalho. Me perguntei como ele entrou neste negócio e o que é necessário para ser um ‘i-lu-si-o-nis-ta’ de sucesso. Perguntei a ele o que leva pessoas a acreditar em algo que elas sabem que é claramente falso. Ele respondeu ‘Ah, esta é a parte fácil. É a estrutura narrativa. Depois que as pessoas já estão envolvidas na história, eles querem acreditar, e por isso acreditam. Todas as vezes.’ Depois disso ele me mostrou um truque. Fez com que bolinhas de borracha desaparecessem de suas mãos e aparecessem nas minhas. Começou com uma, depois duas, depois três. No final, ele me entregou o seu cartão, que guardei, para não ter dúvidas de que o encontro realmente aconteceu.”

Angie Keefer também estará no simpósio Práticas da auto-representação por meio da publicação, no dia 23 de setembro as 15h no Lounge Bienal.

Esse evento conta com a parceria cultural do b_arco.

Lotação: 50 pessoas
Distribuição de senhas no local 1h antes do evento Entrada gratuita.
Informações: +55 11 3081.6986
contato@bienal.org.br
www.obarco.com.b
r